Aço inox, propriedades, diferenças e como cuidar dele.

Hoje, vamos falar um pouco sobre aço inox, suas propriedades e como fazer a adequada limpeza. Para começar, o aço inox é uma liga metálica, composta de ferro, cromo, carbono e níquel, muito resistente ao calor e a corrosão. Mas, você sabe qual é a principal diferença entre o aço inox e o aço comum?

O aço comum é composto por apenas ferro e carbono, basicamente, este é mais suscetível a ferrugem perante o aço inox.

Por este motivo, o aço inox é mais usado em setores alimentícios, farmacêuticos, químicos, cosméticos, laboratoriais entre outros. O material é usado na produção de diversos produtos e existem alguns fatores determinantes que devem ser levados em conta:

 

* Resistência à corrosão;

* Facilidade de limpeza;

* Material higiênico, que dá uma aparência brilhante;

* Baixo custo de manutenção;

* Tenacidade à variação de temperaturas;

* Resistência a altas temperaturas;

* Material reciclável.

Falamos que o aço inox é de fácil limpeza, mas como pode ser feita a limpeza dos seus produtos?

SAIBA O QUE EVITAR:

É importante saber o que não fazer e o que não utilizar na hora da limpeza. O uso do lado áspero da esponja assim como palhas de aço podem provocar riscos e, por vezes, tirar o brilho dos utensílios. Por isso, evite o uso desses produtos.

O QUE UTILIZAR PARA LIMPAR:

Para uma boa limpeza, utilize panos macios de microfibra, esponjas de nylon suaves e escovas de cerdas macias. Recomendamos estes materiais para não machucar a superfície do equipamento. Produtos químicos podem ser utilizados, porém é fundamental escolher qual. Ao adquirir produtos de aço inox, veja na embalagem as recomendações do fabricante.

COMO PROCEDER NA HORA DA MANUTENÇÃO:

Sempre que for utilizar algum pano, esponja ou outro produto na hora da limpeza, devem ser utilizados de forma leve e sem força ao esfregar. Também é útil sempre limpar para o mesmo lado, conservando o polimento do aço inox.

MISTURA CASEIRA, É ÚTIL?

Sim! Água e detergente neutro são peças chaves. Para manchas mais pesadas, um pouco de bicarbonato de sódio com álcool caseiro poderão dar conta do recado. Quando limpo, borrifar um pouco de álcool líquido sobre a superfície deixará o produto polido.

Com estas dicas, você conserva a estética do inox, e prolonga sua durabilidade.

Gostou das nossas dicas? No próximo post tem mais.

Enquanto isso, acompanhem nosso Instagram e nosso Facebook, também fiquem ligados aqui no nosso site!

Dicas
Inserir ao Orçamento
Item inserido com sucesso