Os tachos e a evolução da humanidade

Imagine a seguinte cena: você vive em uma ilha nada amigável ou então na mata fechada, com poucos recursos e muitos perigos. Sua alimentação é baseada na coleta de frutas, verduras, na pesca e na caça de animais que ali vivem. Como você ainda não conhece o fogo, as refeições acontecem sem qualquer cocção.

Conchas e cascos vazios de tartarugas fazem as vezes de primitivas cumbucas. Até que, no meio da tempestade, um raio cai próximo ao seu abrigo improvisado. A madeira ainda seca da árvore atingida pega fogo, e a humanidade acaba de ganhar um importante (e decisivo) aliado.

Algo parecido com isso aconteceu há bastante tempo: entre um e dois milhões de anos atrás, durante a Era do Paleolítico. De lá para cá, muito coisa rolou — inclusive a invenção da roda, mas essa é outra história.

Neste conteúdo, resgatamos a história para contextualizar o percurso da humanidade atrelado aos utensílios de cozinha, com destaque aos recipientes de preparo de alimentos: os tachos de metal.


Utensílios de cozinha: três grandes marcos históricos
Alguns acontecimentos moldam nossa realidade de maneira decisiva. Abaixo, elencamos três grandes marcos históricos para os utensílios de cozinha.

• Descoberta do fogo: ampliamos as opções do cardápio com o acréscimo de alimentos preparados no calor e, mais adiante, a possibilidade de fundir metais. Substituímos a pedra como principal matéria-prima para panelas, cumbucas e tachos.

• Invenção da cerâmica: começamos a dar forma a recipientes mais resistentes ao calor.

• Primeira Revolução Industrial (1760 a 1850): entre as inúmeras inovações da primeira fase da Revolução Industrial, podemos citar a popularização dos utensílios metálicos. O artesanal então cede espaço à produção em larga escala.


Stamp Inox: líder nacional em tachos de aço inox
Inventado pelo inglês Harry Brearley no início do século 20, o aço inoxidável é empregado em toda a economia mundial. Consiste em uma liga metálica que apresenta alta resistência aos impactos e à exposição do calor. Largamente utilizado para equipamentos, mobiliários e utensílios de gastronomia, ele apresenta durabilidade, resistência à corrosão e baixa interação com os alimentos.

Nós, da Stamp Inox, embarcamos nessa linha do tempo bem depois, a partir de 1988. Sediada em Caxias do Sul, desenvolvemos itens em aço inox, além de serviços para os mais diversos segmentos da indústria brasileira.

Nossa equipe de engenharia desenvolve tachos em aço inox robustos, eficientes e confiáveis para indústrias que demandam durabilidade e grande resistência. Hoje, atendemos as principais indústrias de equipamentos para panificação do Brasil.

Com alta capacidade de produção e entrega, a Stamp Inox oferece tamanhos e modelos variados de tachos, alguns disponíveis em catálogo e também projetos especiais e personalizados. Adaptamos nossa proposta original às necessidades específicas de cada produto ou negócio. Podemos criar o projeto do zero ou seguir à risca as especificações técnicas do cliente.

A Stamp Inox se posiciona como parceiro estratégico de indústrias, valorizando os produtos dos clientes de Norte a Sul. Desenvolvemos tecnologia e expertise dedicadas à fabricação de tachos para que você direcione as energias a outras áreas sensíveis do seu negócio. Tudo isso com eficiência no processo produtivo, qualidade na entrega e o cumprimento de todas as regulamentações.

Como toda boa história, ela não acaba por aqui. A Stamp Inox se mantém atenta aos movimentos do mercado, às oportunidades de negócio e aos caminhos para um futuro sustentável, consistente e altamente promissor. Entre em contato com nossa equipe comercial e entenda como podemos construir essa trajetória juntos a partir de hoje mesmo.


Gostou do conteúdo?
Acompanhe nosso blog e siga a Stamp Inox nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Dicas
Inserir ao Orçamento
Item inserido com sucesso