Produção caseira de suco de uva integral: uma tradição secular na Serra Gaúcha

Lombardia, Vêneto e Tirol. Essas três regiões italianas marcam forte presença no Nordeste do Rio Grande do Sul até hoje. A partir de 1875, desembarcaram em território gaúcho, sobretudo na Serra Gaúcha, milhares de colonos vindos da Itália.

Esse forte movimento migratório, observado entre o fim do século 19 e o começo do século 20, apresenta dois principais motivos: extrema pobreza de uma Itália recém-unificada (1870) e o incentivo do governo brasileiro para a ocupação de parte do território imperial.

Em meio aos poucos pertences, os imigrantes italianos trouxeram dialetos, hábitos alimentares e técnicas agrícolas. Também carregavam consigo mudas de videiras, que deram origem às primeiras plantações na Serra Gaúcha.

O consumo de vinho e derivados durante as refeições veio junto à bagagem cultural de nossos antepassados. Para isso, produziam suas próprias bebidas em cantinas caseiras. Mais tarde, alguns dos colonos formaram cooperativas e transformaram o costume ancestral em negócio para o futuro.

Entre 15 de fevereiro e 03 de março de 2024, acontece em Caxias do Sul a 34º Festa Nacional da Uva. Com o tema “Caminhos e Lugares”, o evento comunitário inaugura as comemorações dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Serra Gaúcha.

Aqui no blog, já abordamos alguns dos benefícios do suco de uva integral à saúde e como fazer o seu com a Suqueira Stamp Inox. Aproveitamos a Festa da Uva para resgatar um pouco de nossa história e reforçar a importância socioeconômica da cadeia da uva na Serra Gaúcha.


Viticultura no Brasil, um breve panorama
Segundo a Wine Intelligence, o Brasil ocupa a 14ª posição no ranking de mercados de vinhos. A mesma consultoria aponta um crescimento significativo nos últimos anos do número de brasileiros que tomam vinho regularmente: saltamos de 22 milhões em 2010 para incríveis 44 milhões em 2022. Um mercado expressivo, mas com enorme potencial de evolução.

Já de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a viticultura ocupa uma área superior a 78 mil hectares, produzindo mais de 1,5 milhão de toneladas de uva por ano. Levantamentos da estatal indicam que 50% do cultivo atual seja destinado ao processamento (vinhos, sucos e derivados), enquanto os outros 50% destinam-se a uvas de mesa.

Embora a uva tenha se espalhado por outras regiões do Brasil, como no Vale do São Francisco, a Serra Gaúcha ainda é responsável por cerca de 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. Além do volume em franco crescimento, a excelente qualidade dos produtos brasileiros chama atenção, reflexo de investimentos em tecnologia, pesquisa de ponta e capacitação profissional.

Nesse contexto, o suco de uva integral ganha espaço, e as vinícolas, até mesmo as mais tradicionais, já direcionam boa parte de sua capacidade produtiva à bebida, famosa por suas características energéticas, nutricionais, funcionais e terapêuticas.


Suqueira Stamp Inox
Desenvolvida em aço inox de alta qualidade, a Suqueira Stamp Inox é ideal para produção de suco de uva, amora, cereja, framboesa, goiaba, maçã e/ou mirtilo. Uma estrutura desmontável, versátil e robusta para ambientes caseiros e profissionais.

A Suqueira Stamp Inox está disponível em três versões com capacidades distintas: 7 kg, 18 kg e 30 kg. Todas elas têm a possibilidade de incluir relógio de temperatura, o que permite maior controle da qualidade do suco extraído.

Celebre o legado da imigração italiana com o suco de uva integral caseiro. Suqueira Stamp Inox é autonomia para sua casa e oportunidade para seu negócio. Fale agora mesmo com nossa equipe comercial pelo WhatsApp e garanta já a sua.


Gostou do conteúdo?
Acompanhe nosso blog e siga a Stamp Inox também nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Dicas
Inserir ao Orçamento
Item inserido com sucesso